Trabalhar com jogo envolve planejamento
e exige intervenções por parte do professor para que, mais que jogar ou
brincar, haja aprendizagem. Deve ser pensado as possíveis explorações para que o aluno aprenda:
JOGO CAUSA-EFEITO
= FEIRA
= ESCOLA
= HIGIENE
= NATUREZA
DESCRIÇÃO DO JOGO
Preparar cartões com imagens e cartões com palavras que revelem situações de causa e efeito.
1 - A aluno escolhe um cartão de
palavra.
2 - A professora contextualiza a
palavra escrita no cartão.
3 - O aluno observa dentre os
cartões de figuras qual está associado ao contexto referido pela professora.
EXEMPLO: Cartão com a palavra FEIRA,
após a contextualização da professora deverá ser associado à imagem
correspondente.
Com o jogo CAUSA-EFEITO a professora estará trabalhando com o aluno DI as habilidades de orientação espacial, ampliação do vocabulário e do universo conceitual, bem como estimulará a associação de ideias.
Os mecanismo de aprendizagem instigados nesta atividade serão:
1. Atenção: Possibilitará ao aluno explorar a imagem e sua contextualização envolvendo a competência visual, auditiva e emocional, dentre outras.
2. Memória: Será trabalhada através do processo de intervenção e regulação de conhecimentos anteriores através de indagações permanentes sobre o contexto presente na atividade que está sendo realizada.
3. Transferência do conhecimento: A cartela estimulará o aluno a analisar imagens e o contexto, relacionando-os a conhecimentos anteriores.
O professor
deverá estimular o aluno à recontextualizar os cartões de imagem, podendo ser
desenvolvido através de atividade dialógica, desenho, construção de modelos, dentre
outros.
Oi, Virgínia... Gostei muito dessa proposta, pois além de trabalhar atividades de vida autônoma e social (AVAS) possibilita um leque de opções bem legais aos alunos e professores,alem é claro, da percepção do certo ou errado, e tomada de decisão de maneira divertida e interativa... parabéns
ResponderExcluirAté mais...
Edselma