domingo, 26 de maio de 2013

DIGNIDADE HUMANA COMO DESAFIO DA INCLUSÃO ESCOLAR

A Inclusão é um princípio, um  modo de vida, uma concepção de Ser  na vida em sociedade. Acredito que  uma pessoa verdadeiramente  inclusiva tem em sua essência a naturalidade em compreender, aceitar, agir e  contribuir para que o direito do outro seja respeitado. Nessa perspectiva, ressalto a publicação da anpedsul, no endereço www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1191/652 , da qual faço importante recorte, porém indico sua leitura integralmente, pois trata-se de reflexões significativas para a formação de todos os educadores.

DIGNIDADE HUMANA COMO DESAFIO DA INCLUSÃO ESCOLAR

Desejar fazer inclusão escolar exige olhar o ser humano na perspectiva da dignidade humana. Evitar que crianças tenham sua dignidade abalada significa optar por uma lógica, não excludente, mas de acolhimento. Afirma LUCKESI (2003, P.38), que um exercício de dignidade humana é: “acolher o educando [...] Sem acolhimento, temos a recusa e a impossibilidade de estabelecer vínculo do trabalho educativo, com que está sendo recusado.”. Para Assmann (1998, p.29), a escola deverá ser de fascinação e inventibilidade. Educar é confirmar a dignidade do outro.

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