ENSINO A DISTÂNCIA:
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES
Cursista: Virginia Dely da Costa Benjamin
Belém, 30 de abril de 2013
Cursista: Virginia Dely da Costa Benjamin
Belém, 30 de abril de 2013
Brasil, país que não apresenta tradição em grandes investimentos na área da educação, tem evidenciado grandes defasagens para a sociedade em relação a melhor compreensão das estruturas sociais, culturais, econômicas, políticas, científicas, ambientais e outras, reproduzindo significativas desvantagens para a sociedade, ao longo dos anos.
Em década recente, a LDB 9394/96, atendendo ao clamor de vários segmentos sociais e buscando melhorar a qualidade da educação nacional, determinou prazo para que professores da educação básica fossem qualificados pelas Instituições de Ensino Superior. Surgem então as IES para atender a demanda reprimida cujo objetivo era a formação profissional para atuar no mercado de trabalho.
Assim, as IES oferecem à sociedade os cursos com formatos diferenciados, sustentados por metodologias que envolvem aulas tradicionais, semi-presenciais e em ambientes virtuais. Nesse processo estrutura-se a modalidade EAD com estruturas física e pedagógica que contemplam muitos cursistas ao mesmo tempo, permitindo o planejamento de tempo e espaço para a realização dos estudos, interação, pesquisa e produção de material, bem como a comparação e análise prática das aprendizagens construídas.
Acredito que os cursos de graduação e pós-graduação a distância oferecem formação acadêmica de qualidade, através de infra-estrutura e proposta pedagógica inovadora , atendendo as necessidades dos cursistas e possibilitando a superação de suas dificuldades pois muitas vezes por sua extensa jornada de trabalho não dispõem de tempo e oportunidade para frequentar uma instituição com programa de educação presencial.
No entanto, apesar da estrutura atrativa da EAD os cursistas devem apresentar um perfil que se caracterize pela tríade necessidade/oportunidade/determinação, como elementos essenciais para o desenvolvimento do curso. Há que se entender que quanto maior a autonomia para estudar, maior também será a responsabilidade e se não houver planejamento, organização e disciplina o desempenho acadêmico ficará comprometido, bem como a conclusão do curso.
Penso que outro fator desfavorável ao cursista é a inabilidade com o uso de algumas ferramentas a serem utilizadas nos ambientes de aprendizagem, bem como a falta de equipamentos adequados e outros recursos podem inicialmente dificultar o processo de EAD.
Considero relevante que estudos em EAD não podem prescindir de uma Tutoria que estabeleça boas relações com a turma, motivando-nos para encontros, debates e interações on-line, articulando sempre para que se estabeleça um ambiente harmonioso e colaborativo entre todos e se fortaleça o sentimento de solidariedade e unidade entre os cursistas.
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